Onde Ir
Onde Ficar
Onde Comer
Onde Comprar
Como Ir
OSense O-Sense

Guaramiranga

(Pássaro Vermelho)

 

Os estudiosos divergem quanto à etimologia de Guaramiranga. Pompeu Sobrinho aponta Pássaro Vermelho, enquanto o Barão de Studart sugere Pau Vermelho. Batista Aragão Afirma que o topônimo significa “lugar onde os pássaros têm pequeno ângulo de visão”.

 

Distância de Fortaleza: 101 km
Tempo estimado de viagem: 1h 33min
Acesso: CE-060 e CE- 065 e BR-020
Altitude: 865m
Área: 59km²
Latitude: 4°15’48”
Longitude: 38°54’05”
População: 5.714(2014 IBGE) Urbana: 2.330  Rural: 3.384
Eleitores: 5.483

Municípios limítrofes: Caridade, Mulungu, Pacoti, Baturité e Palmácia.
Distrito: Pernambuquinho
Gentílico: guaramiranguense
Dia do Município: 22 de setembro
Santo Padroeiro: N. S da Conceição
CEP: 62766-000
Inf. Turísticas: Prefeitura de Municipal de Guaramiranga.
Telefone: (085) 3321.1130
Bancos: Banco do Brasil, Caixa(correspondente bancário), Banco Postal.
Polícia Civil e Militar: (88) 3638.1169
Fórum: Des. Carlos Facundo –  (88) 3638.1377
Prefeito: Luiz Eduardo Viana Vieira
Site: www.guaramiranga.ce.gov.br

 

Histórico

 

A Chegada do Homem Branco nas terras onde se localiza Guaramiranga ocorreu no final dos anos setecentos com a instalação do Sítio Macapá pelo Capitão João Rodrigues de Freitas.


Àquela época as terras do alto da serra eram pouco valorizadas devido às dificuldades do acesso e a constante presença de índios.


As grandes secas do final do século (1711/78 e 1790/93) destruíram os rebanhos do sertão e forçaram a migração dos seus habitantes para a serra, em busca de refúgio e água.


A introdução da cultura do café nos sítios Munguaípe e Bagaço, por volta de 1824, consolidaram o processo de ocupação com a chegada de fazendeiros abastados oriundos dos sertões de Quixadá e Canindé.


Eram as famílias Holanda, Linhares, Caracas e Queiroz cujos descendentes ainda hoje são proprietários de terras na região.


O sítio Conceição foi adquirido por Vitoriano Vieira, me mandou erguer uma pequena capela.


A partir daí desenvolveu-se o povoado de conceição da serra que se tornou sede da Freguesia de Nossa Senhora da Conceição em 1873.


Poucos anos depois, em 1890, o povoado foi emancipado e elevado à categoria de Vila com o nome de Guaramiranga. Na Década seguinte foi reincorporado a Baturité.


Outra emancipação ocorreu nos idos de 1921, perdurando até a revolução de 30 que extinguiu todos os municípios do alto da serra. Guaramiranga teve sua emancipação política definitiva conquistada em 1957.


Festa da padroeira ocorre no dia oito de dezembro. No mês de maio as festas de Nossa Senhora de Fátima culminam com a cerimônia de coroação.


A Igreja de Nossa Senhora de Lourdes, de 1892, é conhecida também como a Igreja da Gruta.


Uma escadaria de 79 degraus conduz o visitante ao santuário que proporciona uma atmosfera de recolhimento graças a pouca iluminação filtrada por vitrais.


Santa Terezinha, cuja festa é comemorada na localidade de Botija.


O distrito de Pernambuquinho tem o Senhor do Bonfim como orago, cuja festa realiza-se em setembro.


Guaramiranga é o município do Maciço de Baturité que dispõe da melhore infra-estrutura para o turismo.


Possui uma rede hoteleira desenvolvida e seus eventos e seus eventos Atraem um número de visitantes que, por vezes, superam numericamente a população local.


O “Festival de jazz e Blues”, realizado à época do carnaval, é um evento de repercussão grandes nomes da música brasileira.


O “Festival Nordestino de Teatro” completou em 2003 dez anos de existência, consolidando-se como um dos grandes eventos do calendário cultural do Estado do Ceará.


Durante os fins de semana de mês de julho Guaramiranga realiza a “Mostra Cultural do Maciço de Baturité” e a “ Mostra de Teatro de Guaramiranga” que oferecem o melhor da arte do Maciço.


São Grupos de tambores, flautas, corais e foi folclore que se apresentem na praça e nos dois teatros existentes na cidade.


O clima, os atrativos naturais, a facilidade de acesso e a cordialidade dos habitantes fazem da cidade o local ideal para quem quer construir uma Segunda habitação.


Pico Alto segundo ponto mais elevado do Ceará, tem uma altitude de 1.115 metros e uma temperatura entre 12 e 15°C. Distando 13 km da sede por via asfaltada, oferece uma ampla visão do sertão e do mar, por trás de lagos, açudes. Fazenda e estradas sinuosas.


As Pessoas encontram em Guaramiranga o lugar ideal para seus momentos de repouso e lazer.


Totalmente inserido dentro da área de proteção ambiental do Maciço De Baturité o município detém a maior reserva de Mata Atlântica da região.


Conhecida como “Cidade das Flores” Guaramiranga oferece a seus visitantes o encanto da natureza, a cerração das manhãs, o gorjeio dos pássaros e a hospitalidade de seus habitantes.


O fluxo constante de turistas na cidade de Guaramiranga tem estimulado o desenvolvimento do artesanato local.


No anexo da Praça do Teatro e nas lojinhas das ruas Joaquim Alves Nogueira e Raimundo Nonato da Costa é possível adquirir bordados, flores, doces, bonecas de pano, licores, artesanato em madeira, barbante e cipó além de souvenirs, tapeçaria e reciclados.

 

Livro que conta a história do Município(DOWNLOAD GRÁTIS NO BLOG) 

 

 

 

Autor: Francisco Marcélio de Almeida Farias


Impresso:  R$25,00 + Despesa postal

 

Contatos:  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

   

Fotos